quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A sós

Burka estrelada - desenho de A.Schnoor

Desde pequena gostava de olhar a noite. Furtivamente, saía da tenda e conversava com o céu, adivinhando a trajetória das estrelas cadentes.Quando moça, ao contrário de algumas primas e amigas, apreciava a vestimenta que protegia seu corpo. Bordava pequenos brilhos no negro manto e ali, atrás da aparente escuridão, sentia-se dona do espaço - sabia que comandava seu destino.



Escrito em 29-01-2009

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

TEMPESTADE CRIADORA



De repente, suas idéias brotavam num jato; escrevia sem parar, páginas e mais paginas com letra pequena e sem correções. Nesses momentos, todos na casa ficavam aflitos e angustiados. Família, empregados e o cão, que se postava tenso, à porta do escritório.
Quando terminava, ficava um alerta no ar. Todos já sabiam que, em breve, raios cairiam sobre qualquer um. Reclamava de tudo, irritava-se por nada; era como se tentasse evitar o vazio. Até uma nova explosão, seriam dias e noites depressivas enquanto passeava seu vulto branco pelos aposentos como se estivesse oca, sem alma.


escrito em 24-01-2009

domingo, 25 de janeiro de 2009

O senhor das sementes

Winter melody - Gosia ąkosa



A cada estação do ano ele era tomado por algum forte desejo. No inverno apaixonou-se pela filha mais nova do Rei. Para raptá-la criou um entorpecente adocicado que fez cair como delicada neve sobre o jardim onde a menina fazia seu passeio matinal. Transformado em corcel negro levou-a adormecida sobre seu dorso para o palácio subterrâneo. Lá, com seu harém de almas cativas, recriava a natureza.



Escrito em 24-01-2009

sábado, 24 de janeiro de 2009

Laços e Lapsos



Andava trabalhando muito e sua memória falhava a toda hora. Uma noite, para lembrar de uma coisa importante a fazer, mudou de mão a aliança de casada, colocando-a no dedo da mão direita. Dois dias depois, ao lavar as mãos após o almoço reparou na troca feita. Passou o dia a se perguntar o que era aquilo, se estava noiva e com quem seria o compromisso. Teve receio de comentar o fato, mas aquilo não podia continuar, precisava marcar consulta urgente com seu clínico. Antes de ir para casa, atendeu uma ligação. Era o marido que perguntava: - E então, afinal se lembrou de ligar para o médico?

escrito em 24-01-2009

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A bruxa

foto de goodnight em plfoto


A menina, nova no bairro, passou pela velha mansão da esquina e a observou. Chegando em casa, perguntou à mãe se bruxas existiam de fato. Não disse o porque da pergunta, mas, na escola, todas as crianças passaram a cochichar sobre a moradora estranha e perigosa da mansão assombrada. Em dias, todo o bairro discute o assunto que cresce em detalhes.
A história terrível afasta as pessoas das proximidades da casa; olhares medrosos e agressivos passam a ser dirigidos a toda e qualquer desconhecida que, porventura, passe pelo bairro. O medo cresce. Uma noite, os moradores reunem-se dispostos a terminar com a ameaça à sua segurança. Munidos de paus e pedras deixam na rua um corpo estraçalhado e irreconhecível. Esgueiraram-se em paz, certos de terem feito o que era justo. Em seu quarto, a menina sorri enquanto enumera e anota o fato em seu diário.

Escrito em 23 de janeiro de 2009

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

bailarina



Subiu ao prédio mais alto para que a queda fosse mais longa e pudesse aproveitar mais o tempo. Enquanto caía a leveza permitia outros movimentos de pernas e braços, saltos impensados e impossíveis. Foi feliz até que o relógio tocou. Ao abrir os olhos, a cadeira de rodas em frente à cama foi como o baque surdo do corpo no asfalto. Na próxima noite usaria uma dose mais forte.

escrito em 19-01-2009

domingo, 18 de janeiro de 2009

Inspiração tardia

Chopin's hand. Postmortem cast at Polish Museum- Rapperswi



Pelas manhãs, sob o molde das mãos do compositor expostas no museu, começaram a aparecer partituras até então desconhecidas. Peritos analisaram e interpretaram cada uma das sinfonias,considerando-as fiéis ao estilo e personalidade do músico. O enigma continuou por meses; cessando, em parte, quando o velho vigia do museu faleceu. Em seu pequeno aposento encontraram uma resma de antigo papel com as mesmas características daqueles das partituras. O mais, continuou mistério.



Escrito em 13-01-2009

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Sua escolha




Na mesa de cirurgia seu coração parou. Viu-se ante três portas e sabia que devia escolher seu caminho. Uma lhe pareceu fria e escura e, de imediato, a rejeitou. A seguinte, reta e sem apelo não despertou interesse. Entrou na que lhe pareceu bem acabada e agradável e, imediatamente, ouviu:
-'bem vindo ao inferno', no exato minuto que, em meio ao bip-bip dos aparelhos, o médico dizia:-conseguimos ressuscitá-lo!


Escrito em 12-01-2009

Proteção danosa

subterrâneo - imagem da web


Quando o castelo começou a ruir e a princesa quis saltar pela janela da torre, os soberanos temerosos e sem pensar no futuro mudaram a sede de seu reino para um palácio seguro, baixo, escondido, quase subterrâneo. Protegidos, passam dias sombrios e tristes em meio à umidade escura de sua lúgubre morada.



Escrito em 21-10-2007

domingo, 4 de janeiro de 2009

Contrastes

steleto - cemitério

Trabalha no Cemitério.Faz limpeza nos túmulos.Ficou tão íntima da morte que a alegria de viver tornou-se companheira inseparável.

escrito em julho de 2007

Violando



Sonhava com um homem sensível.Êle cantava na TV e suas músicas falavam de amor e paz. Conheceram-se ao acaso e ela, encantada, aceitou seu convite. Ao violão, cantaria só para ela. Entrou na escura sala e seus sonhos de menina foram estuprados ali mesmo, sem música de fundo!


escrito originalmente para 'falaê'
reformado em 04-01-09

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Avisos

Histórias-de-Cabeceira- ArmindoDias



Ao deitar, dispôs-se a tomar o novo remédio, embora, sem saber porque lhe causasse apreensão. Ao colocá-lo na boca, o comprimido saltou para debaixo da cama e, com dificuldade, foi alcançado. Na segunda tentativa, um espirro fez com que, novamente, saltasse ao chão.Colocou-o então no mais fundo da garganta. Lá ficou, entalado, e só com uma quantidade extra de água seguiu para o estômago. Durante a noite, antes de 'apagar' de vez, ouviu: - Dia errado. Não estava na sua hora, você insistiu, então vamos!

Escrito em 28-12-2008

Planeta mortal

Lenda da Rede de Dormir -tela de berenic fernandes



Gostava tanto de estrelas que, toda noite, levava ao jardim um prato fundo cheio de água e olhava, embevecido, o reflexo do brilho delas. Com uma grande colher de sopa, devorava uma a uma e depois dormia na rede, se acreditando Céu. Uma noite, engasgou e morreu. Tinha engolido Plutão, o invisível.




escrito para falaê em 2001